quinta-feira, 16 de agosto de 2012

POR QUE AS FLORES TEM PERFUME?

Como eu havia combinado com os alunos, eles trouxeram flores. Porém, os que não haviam trazido, ficaram preocupado e enquanto a professora arrumava os grupos eu fui para o jardim pegar mais algumas flores.



Entreguei para cada grupo vários pedacinhos de papel; CAMURÇA, EVA, ESPELHO, LAMINADO, CREPOM, CRAFIT e CARTOLINA.


Pedi aos alunos que observassem bem os papéis, passando as mãozinhas, olhos atentos e até mesmo cheirá-los. E pedi que eles fossem me falando o que haviam percebido.
Fomos elencando na lousa, todas as características que o grupo observara: macio, mole, duro, brilhante, cheiroso, fedido, áspero, liso, peludo, grudento, colorido, delicado, fofinho... entre outros.


Perguntei a eles, que "coisa" tinha aquelas características e não demorou muito para eles dizerem que eram "AS FLORES".


E assim, os grupos foram analisar
e comparar as flores.



Até que começamos a desmontá-las para verificar as partes que a formavam.


 

Lembraram do PÓLEN e do NÉCTAR.




FOLHA, PÉTALA, SEMENTE(MIOLO) E CAULE


Comentário dos alunos sobre as flores:

"Parece que tem pelo"
"Essa é dura"
"Tem cheiro bom"
"O nectar está dentro da flor"
"Parece uma pimenta"
"É fofinha como uma coberta"
"Essa flor é fedida"



Fui desmontando uma florzinha e mostrando para eles as partes, e eles foram me ajudando a nomear as partes que compõe uma flor.

 

Encerramos a aula com lindos desenhos pintados pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário