As flores costumam exalar perfumes deliciosos, mas há também algumas que não tem um cheiro muito bom. É o caso de duas espécies das maiores flores que existem no mundo.
RAFFLESIA ARNOLDII
Planta famosa por produzir a maior flor do mundo, atingindo 106 cm de diâmetro e pesando até 10 kg. Ela produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. A espécie é natural das ilhas de Samatra e Bornéu, na Indonésia. Rafflesia arnoldii, popularmente conhecida como flor-monstro.
TITAN ARUM
O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
Este nome pode derivar do cheiro nauseador que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada pois quando florece, a flor devora quem a cultivou.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.
As crianças ficaram muito surpresas com ambas as flores e pelo incrível que pareça, falaram que não queriam conhecê-las, pois preferem as flores perfumadas do que as fedorentas.