quinta-feira, 5 de julho de 2012

CACTOS TAMBÉM FLORESCEM

Demonstrei para a turminha várias fotos de diversas espécies de CACTOS floridos. As crianças adoraram, e se apaixonaram por cada um deles.



Durante a apresentação, as crianças não pararam um minuto de tecerem comentários . A vontade delas é de terem um cactos em casa.


Enquanto elas se envolviam entre as fotos das flores, eu peguei alguns pedacinhos de crepom e fiz um cacto florido.



A empolgação foi gigantesca e a professora Creusa foi confeccionar os CACTOS com seus alunos.





Todo mundo queria mostrar seu CACTO.





Ficaram lindos!



Os alunos adoraram a atividade e levaram os CACTOS para presentearem seus familiares.

AS MAIORES FLORES DO MUNDO

As flores costumam exalar perfumes deliciosos, mas há também algumas que não tem um cheiro muito bom. É o caso de duas espécies das maiores flores que existem no mundo.


RAFFLESIA ARNOLDII

Planta famosa por produzir a maior flor do mundo, atingindo 106 cm de diâmetro e pesando até 10 kg. Ela produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. A espécie é natural das ilhas de Samatra e Bornéu, na Indonésia. Rafflesia arnoldii, popularmente conhecida como flor-monstro.






TITAN ARUM

O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum é a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo.  Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
Este nome pode derivar do cheiro nauseador que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada pois quando florece, a flor devora quem a cultivou.
Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.


As crianças ficaram muito surpresas com ambas as flores e pelo incrível que pareça, falaram que não queriam conhecê-las, pois preferem as flores perfumadas do que as fedorentas.

FLORES DO JARDIM DA ESCOLA

Lembrando as flores que havíamos fotografado no nosso passeio pela  jardim da escola, pedi aos alunos desenhassem a flor que eles lembrassem ou a que eles tinham gostado mais.



Recordamos algumas espécies, formatos e cores.


 

 



Aproveitei o momento para falar com a turminha sobre as texturas das flores e fizemos algumas comparações com as coisas que existem no ambiente em que vivemos.
Por exemplo: "Você tem a pele tão suave como uma pétala de rosa"

PARA QUE SERVEM AS FLORES?

As crianças ficaram bastante envolvidas com o mundo maravilhoso das flores, após assistirem os vídeos conversamos e pedi que elas pensassem e me respondessem a seguinte questão: PARA QUE SERVEM AS FLORES?
As crianças possuem um conhecimento prévio gigantesco e veja o que eles responderam:

"Para fazer mel" Maria Luiza
"Para cheirar" João H.
"Para fazer perfume" Fábio
"Para dar para as pessoas" Luiz
"Para fazer enfeites" Rafaela
"Para fazer chá" Mariana
"Para a gente se alimentar" Erika
"Para os animais se alimentarem" Gabriele
"Para brincar de bem me quer e mal me quer" Ana Clara
"Para nascer as frutas" José


VÍDEOS SOBRE FLORES

Para ampliar o conhecimento das crianças sobre as plantas, assistimos diversos vídeos que demonstraram a rara e delicada beleza das flores.




Os alunos ficaram envolvidos com a beleza do vídeo "TODA A BELEZA DAS FLORES SE ABRINDO".








Comoveram-se com "OS MAIS BELOS JARDINS DO MUNDO"











Foram embalados com "AS QUATRO ESTAÇÕES" de Vivaldi.